terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Faz sim!

A vida é uma constante troca de energia, quer você acredite nisso ou não. A conversa aqui não é holística ou espiritual, mas as coisas boas - e as más - costumam ecoar, tocando todos ao seu redor, e também pessoas que nada têm a ver com o ocorrido. Ocasionalmente são indivíduos que nem se conhecem, mas que interagem entre si.

Estou me referindo a tratar os outros bem ou mal.

Exemplo: quando você não é bem atendido num lugar, as vezes carrega dentro de si aquele sentimento ruim que recebeu. Acredite: não é fácil se desvencilhar desse "presente" quando se deixa o estabelecimento. Isso vai depender muito de como você está no dia e claro, do que lhe foi dito. O resultado pode ser você descontar em alguém logo ali na frente, que nada tem a ver com o que aconteceu. Essa pessoa, por sua vez, desconta na próxima e por aí vai.

Ainda bem que o mesmo vale para as coisas boas. Ser bem tratado faz bem, e tratar bem também. Pode não ser consciente, mas quando saímos de uma loja assim, que te acolhe, intuitivamente registramos mentalmente que lá é um lugar a ser revisitado. Como tem comerciante que não percebe isso?

Hoje em dia, com uma infinidade de serviços e opções diferentes as vezes torna-se difícil de escolher. Quantas cafeterias existem que possuem um café parecido? E restaurantes então? E essa onda de yogurte gelado?

O que te faz pagar um pouco mais caro por um produto que é virtualmente idêntico ao da loja ao lado?

Nunca aconteceu de você ir a um lugar "normal", mas que tem um atendimento nota 10? O produto nem é lá assim tão maravilhoso, mas as pessoas te atendem tão bem que você vira cliente: fideliza. Em contrapartida, existem lugares que têm um produto fantástico, mas os atendentes todos têm aquela cara de que estão lhe fazendo um favor. Eu não volto.

Existem muitos sites em que você pode reclamar. Uma pesquisa rápida minha mostrou que, contudo, existem poucos para elogiar, e é por isso que estou criando esse espaço. Nesses tempos em que blogueiros (ou não) são processados por falarem mal de uma loja, restaurante ou serviço, por que não fazer o inverso? Por que não falamos bem ao invés de mal?

Eu sempre tive essa filosofia. Quando não gosto, reclamo. Quando gosto, faço questão de elogiar.

Falemos bem de quem nos faz bem.

Então é isso: o espaço está aberto a qualquer comentário positivo que você deseje fazer. Pra não virar bagunça, seguem algumas regras:

1) Não fale mal. Se quiser fazer isso, o faça em outro lugar.
2) Faça seu elogio sob a forma de comentário nesse post. Ele será moderado, não editado. Isso serve para evitar que publiquem ofensas e reclamações. Após ser aprovado, virará o próximo post.
3) Não publique como anônimo.
4) Evite citar nomes: tem gente que não quer ter o nome publicado.
5) Ao citar um estabelecimento, diga onde é: cidade, shopping, bairro, etc.
6) Lembre: nenhum lugar é só bom ou só ruim. O seu elogio não invalida a experiência negativa de alguém no mesmo estabelecimento, assim como uma má experiência sua não desfaz o bom atendimento que outra pessoa tenha recebido.

É isso. Bem-vindos!

Nenhum comentário: